domingo, junho 12, 2005

LUSA : Incêndios: Risco "máximo" no distrito de Bragança segunda-feira

Lisboa, 12 Jun (Lusa) - A Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais (APIF) alertou hoje que o risco de fogo na segunda-feira será "máximo" no distrito de Bragança.

Aquele organismo tutelado pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas adianta, com base em dados do Instituto de Meteorologia, que o risco será "muito elevado" nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

O risco de incêndio será "elevado" nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, e "moderado" nos distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Évora.

Nos distritos de Vila Real, Beja e Faro o risco de fogo é "reduzido".

A APIF alerta a população em geral para o cumprimento das medidas de carácter preventivo durante a "época de fogos", que começou este ano a 15 de Maio e termina a 30 de Setembro.

É proibido fazer queimadas e fogueiras, lançar foguetes e fumar ou fazer lume no interior das áreas florestais, enquanto nos trabalhos em espaços rurais é obrigatório que tractores, máquinas e veículos de transporte pesados tenham os motores dotados de dispositivos de retenção de faúlhas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Nos primeiros cinco meses de 2005, os oito mil fogos que se registaram consumiram cerca de dez mil hectares de floresta, segundo a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, que regista um "acréscimo muito significativo" face à média dos incêndios dos últimos cinco anos.

Essa situação não é alheia à seca prolongada que há vários meses atinge o território continental português.

TQ.

Lusa/Fim